Notícias

A+
A-

Conselheiro do TCM é homenageado pelo TJ

15/03/2019

Conselheiro Francisco Netto, ex-presidente do TCM, é homenageado pelo Tribunal de Justiça da Bahia

O conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – representando a corte de contas – foi uma das autoridades e personalidades homenageadas pelo Tribunal de Justiça da Bahia na noite da última quinta-feira (14/03), em solenidade que marcou os 410 anos da instalação da primeira corte de justiça no Brasil. Entre as autoridades de todo o país e de Portugal presentes, estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.

A Bahia é o berço da nacionalidade brasileira. Aqui aconteceram fatos históricos que marcaram a estruturação do Poder Judiciário. O nosso Tribunal de Justiça da Bahia foi o primeiro tribunal das Américas. Ele foi instalado com o nome de Tribunal da Relação do Brasil, também chamado de Tribunal de Relação da Bahia”, lembrou o presidente do TJ, desembargador Gesivaldo Britto.

Entre as ações comemorativas do aniversário, a Bahia vai sediar o 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça da Bahia, aberto durante a cerimônia, e, entre outras ações comemorativas, será instaurado um memorial no Fórum Ruy Barbosa e lançado um livro institucional como registro da história do tribunal.

Na solenidade da última quinta-feira, além de autoridades de todo o país, também servidores do TJ foram homenageados. Entre os dignatários estaduais, o vice-governador, João Leão, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal e o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Gildásio Penedo Filho, entre outros.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno