Notícias

A+
A-

O evento foi realizado nesta quinta-feira (19/09), com palestras de técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios e o compromisso do Presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira e da Presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, em conjuntamente desenvolverem ações para orientar e capacitar os agentes públicos municipais.

19 de setembro de 2013

 

Após pertinentes palestras de técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, foi realizada no final da tarde desta quinta-feira (19/09), a solenidade de encerramento do Encontro “Capacitação sobre Contabilidade Pública”, do qual o TCM/BA foi parceiro da União dos Municípios da Bahia – UPB.

O evento foi realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia, no Centro Administrativo, contando com marcante presença de prefeitos de todas as regiões da Bahia. “Sentimo-nos muito felizes em poder contribuir com a eficácia da administração pública municipal”, disse o presidente da Corte de Contas, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira.

Reitero o que já foi dito em outros encontros: o TCM não se sente confortável em rejeitar contas, pois o nosso desejo é que todos os administradores públicos possam exercer suas atividades de forma correta e dentro da legislação vigente”.

Mostrando satisfação pela presença do ex-presidente da União dos Municípios, ex-prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, e com o empenho da atual presidente da entidade, prefeita de Cardeal da Silva Maria Quitéria Mendes, o presidente do TCM enfatizou que “esta é uma cruzada de todos nós, porque se todas as ações forem somadas, naturalmente os municípios vão ganhar muito e as administrações públicas serão mais eficientes.

A presidente Maria Quitéria analisou o encontro como “mais um marco decisivo em busca da otimização da administração municipal. Enquanto eu for presidente, vou sequenciar este serviço de orientar e qualificar nossos gestores municipais”.

Na mesa dos trabalhos estiveram, além do presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira e da presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, o deputado federal Roberto Brito, o deputado estadual Aderbal Caldas, o ex-prefeito de Camaçari e ex-presidente da UPB, Luiz Carlos Caetano da Silva e o presidente do CIMURC – Consórcio Intermunicipal do Médio Rio de Contas, Railton Ramos, prefeito de Itagi.

As três primeiras palestras do encontro foram realizadas no período matinal: inicialmente pelo Coord0enador da CAM – Coordenadoria de Assistência dos Municípios – Antônio Dourado Vasconcelos, que discorreu sobre os aspectos relevantes na “Apuração das Despesas de Pessoal” com base na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A seguir, o Analista de Controle Externo, Luiz Eduardo Dourado Lopes, falou sobre Transparência e Controle e, antes do almoço, a Assessora Jurídica, Maria da Conceição Castelucci, acerca de Licitações e Contratos. À tarde, foram realizadas mais duas palestras, com o Diretor de Informática, Fabrício André de Souza Muniz, que discorreu sobre a “Utilização do SIGA como Ferramenta de Gestão Pública” e, finalmente, com o Analista de Controle Externo, Alessandro Prazeres Macedo, que falou sobre “Principais Pontos de Rejeição de Contas”.

 

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno