Notícias

A+
A-

Estudantes da Unime de Itabuna conhecem o TCM

22 de setembro de 2016

Estudantes da Faculdade de Ciências Contábeis da Unime de Itabuna acompanharam nesta quinta-feira (22/09) a sessão de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios após uma série de atividades na sede do Tribunal para conhecer as tarefas e responsabilidades de um órgão de controle externo. Os 42 estudantes estavam acompanhados do professor Juliano Santos da Silva, responsável por ministrar as disciplinas “Contabilidade Pública” e “Orçamento Público” na unidade de ensino. Juliano é servidor de carreira do TCM e atua como Inspetor na 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo.
Os estudantes foram saudados pelo presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, antes da sessão. Ele destacou que é do interesse do Tribunal interagir cada vez mais com a sociedade para romper eventuais barreiras do desconhecimento sobre a importância das cortes de contas no controle da aplicação dos recursos públicos. A visita dos estudantes – destacou o presidente – faz parte do programa “TCM-Ba de Mãos dadas com a sociedade”, que visa fortalecer os órgãos de controle externo com a disseminação de informações sobre as suas responsabilidades constitucionais.
Os estudantes da Unime de Itabuna, acompanhados pelo presidente da Escola de Contas do TCM, Adelmo Guimarães cumpriram uma extensa programação na sede do TCM ao longo do dia. Além de conhecer e conversar com técnicos dos diversos setores do tribunal, eles assistiram a uma apresentação, seguida de debate, com o auditor Josival de Cristo, diretor da Primeira Diretoria de Controle Externo sobre a estrutura do TCM e as rotinas de fiscalização das contas municipais. Ainda conheceram as tarefas e responsabilidades da Ouvidoria do TCM e assistiram a uma palestra compartilhada pelos auditores Hélio Chaves, Milene Barbosa e Vitor Maciel sobre “Trajetória de um Contador como Servidor Público do TCM”.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno