TCM vai informatizar todo processo de prestação de contas municipais

30 de novembro de 2015

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai informatizar todos os procedimentos processuais de exame de contas das prefeituras, câmaras municipais e autarquias dos 417 municípios baianos, eliminando a tramitação de documentos físicos (em papel), o que, além de economia, dará maior transparência e agilidade no exame das contas públicas municipais. Além disso, a nova sistemática irá otimizar o trabalho dos técnicos e auditores no exame das contas e permitir aos conselheiros uma análise ainda mais apurada no julgamento, seja de contas anuais, de termos de ocorrência, denúncias ou repasse de recursos municipais para entidades civis.

O novo sistema, o E-TCM-Ba, que complementa o processo de informatização do TCM-Ba, foi apresentado hoje (03/08) aos funcionários da corte pelo diretor de Tecnologia da Informação, Pedro Vieira (foto). A nova ferramenta, que começa a ser implantada – destacou o diretor – proporcionará uma economia em torno de R$ 600 mil com gastos em impressão e de R$ 400 mil em postagens ao conjunto de municípios, além de garantir maior transparência e facilitar fiscalização por parte dos cidadãos sobre a aplicação dos recursos municipais.

O software ou ferramenta de informática adquirido pelo TCM-Ba é o mesmo que está sendo utilizado – e com ampla aprovação dos gestores municipais – pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. “O processo de prestação de contas será mais simples e rápido, o que reduzirá custos com eventuais assessorias contábeis, e trará um ganho enorme para os ordenadores de despesas municipais. E, claro, permitirá os técnicos, auditores e conselheiros do TCM poupar tempo e otimizar os resultados no exame de contas”, explicou Pedro Vieira.

O E-TCM-Ba, que começa a ser implantado, junto com o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), fecha o processo de informatização dos processos de contas. No SIGA, já usado há quase uma década pelos gestores municipais, são informadas as contas de gestão – de receitas e despesas municipais. No E-TCM-Ba, serão apresentados, em forma digital, todos os documentos – antes entregues ao tribunal em papel.


Notícias

ProcessoEletronicoTCM1-492x335

TCM divulga programação de cursos do sistema e-TCM para os Jurisdicionados.

Dando continuidade à implantação do processo eletrônico, através do sistema e-TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios programou uma sequência de encontros para capacitação dos servidores.

noticia_01_thumb

TCM vai informatizar todo processo de prestação de contas municipais

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia vai informatizar todos os procedimentos processuais de exame de contas das prefeituras, câmaras municipais e autarquias

noticia_02_thumb

TCM e UPB promovem curso em Paulo Afonso

O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, promove, hoje a amanhã, em Paulo Afonso, o 2º Encontro Regional de Orientação aos Gestores em 2015.

noticia_03_thumb

TCM promove Encontro Regional de Orientação aos Gestores em São Félix do Coribe

A Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a UPB – União dos Municípios da Bahia, estará promovendo nos dias 30 e 31 de julho, o primeiro Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais da Bahia 2015.

noticia_04_thumb

TCM promove seminário em Jacobina

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/08) mais um seminário de orientação para os gestores municipais.

noticia_05_thumb

Escola de Contas do TCM promove capacitação de servidores em Antas

O Tribunal de Contas dos Municípios, através de sua Escola de Contas, está capacitando técnicos da prefeitura e câmara de Antas.