Concurso TCM

Notícias

A+
A-

Presidente da Câmara de Salvador visita o TCM

30 de Janeiro de 2017

O novo presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Léo Prates, visitou nesta terça-feira (30/01) o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Ele foi recebido pelo presidente em exercício e corregedor da Corte, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a quem apresentou seus planos de trabalho para melhor atender à população e auxiliar à prefeitura em suas ações. Prates reconheceu a importância do controle externo exercido pelo TCM e disse que resoluções e recomendações da corte serão o norte da administração financeira e de pessoal da Câmara de Salvador na nova gestão.
O vereador comunicou ao presidente em exercício do TCM que vai abrir concurso público para corrigir a distorção – já notificada pelos conselheiros do tribunal – na relação entre o número de servidores efetivos do Legislativo municipal e de ocupantes de cargos em comissão. “O TCM, ao julgar as contas nos últimos dois anos, chamou a atenção sobre este desequilíbrio, e nós temos o compromisso de corrigir. E vamos ainda este ano lançar o edital para o necessário concurso público”, disse Léo Prates.
O conselheiro José Alfredo Rocha Dias recomendou – e a sugestão foi acatada pelo presidente da Câmara – que seja reforçada a controladoria interna, de modo a evitar desperdício de dinheiro público ou eventuais irregularidades nos processos para a aquisição de bens e serviços. O vereador disse que esta também é sua preocupação, e aproveitou para apresentar ao conselheiro a nova chefe da Controladoria da Câmara, a auditora de contas Carol Mendes, que, junto com os auditores Waldemar Santos e Vivaldo Ribeiro – que ocupam os cargos de diretor financeiro e assessor especial, respectivamente – irão auxiliá-lo na administração da Câmara.
O conselheiro José Alfredo disse, em nome do presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, ao presidente Léo Prates, que é interesse da Corte auxiliar no que for necessário a Câmara de Salvador para melhorar a gestão, de modo a racionalizar os gastos e atender as demandas da população. “O Tribunal de Contas tem por missão primordial fiscalizar, mas também a obrigação de orientar, de capacitar, se necessário, os servidores para que prefeituras e câmaras cumpram seu dever com as populações, especialmente as mais carentes. Esta é a nossa tarefa e, creio, de todos envolvidos com a administração pública.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno