Notícias

A+
A-

Presidente da UPB quer manter parceria com o TCM

7 de março de 2017

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, que assumiu o cargo recentemente, fez nessa segunda-feira (06/03) uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, e reafirmou seu interesse em estreitar as relações com a corte de Contas com o objetivo de qualificar ainda mais as administrações municipais da Bahia. “O TCM dispõe de quadros qualificados e tem todo o interesse em orientar os gestores dos municípios para melhorar o atendimento da população. E vamos trabalhar junto neste sentido. Sabemos todos que o dever constitucional da Corte de Contas é fiscalizar, mas é importante este trabalho de orientação, pois evita a necessidade de punir em razão de eventuais equívocos cometidos pelos prefeitos”.
O conselheiro Francisco Andrade Netto agradeceu a visita e lembrou que a parceira com a UPB foi fundamental para o sucesso na implantação do sistema de informatização das prestações de contas dos municípios, concluído no ano passado, pelo TCM. “Realizamos diversos eventos em conjunto e a UPB incentivou a participação dos prefeitos, destacando a economia, praticidade, segurança e outras vantagens do processo eletrônico de prestação de contas”.
Ressaltou, também, a colaboração prestada para a criação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, o IEGM, criado pelo TCM com base em experiência bem sucedida implantada pelo Tribunal de Contas de São Paulo. “A resposta dos prefeitos baianos, sob a liderança da UPB, foi espetacular. Apesar da exiguidade do prazo, 382 prefeituras atenderam a demanda e responderam ao questionário para a elaboração do índice no primeiro ano. E, não tenham dúvidas: todos irão ganhar. O TCM por orientar melhor as auditorias e inspeções, e os prefeitos porque terão um importante instrumento para o planejamento e para a definição de políticas públicas e prioridades de gestão”.
O presidente do TCM aproveitou a visita de Eures Ribeiro para convidá-lo para a posse da nova mesa diretora da Corte de Contas, que acontece na próxima segunda-feira (13/03), em solenidade que reunirá autoridades e políticos do estado e representantes das cortes de contas de todos o país.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno