Notícias

A+
A-

TCM e UPB promovem encontro com gestores em Guanambi

14 de outubro de 2015

O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, promove nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/10), no município de Guanambi, mais uma edição do “Encontro de Orientação aos Gestores Municipais – Capacita Municípios 2015”. O evento reunirá prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e servidores municipais da região sudoeste para debater temas que visam melhorar a qualidade da administração e das prestações de contas.
No primeiro dia, abrindo o encontro, será debatido o tema “Rede de Controle na Bahia e Aspectos Normativos da Transparência Municipal” e, em seguida, haverá uma apresentação sobre os objetivos da recém-criada Escola de Contas do TCM/BA, pelo diretor adjunto Adelmo Gomes Guimarães. Adelmo também ministrará na sequência uma palestra sobre os “Aspectos Relevantes na Apuração das Despesas de Pessoal com Base na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF”. Dando continuidade ao evento, serão abordados os temas a “Contabilização e Prestação de Contas dos Entes Consorciados”, por Helio Bittencourt Chaves – Auditor Estadual de Controle Externo TCM/BA, “Licitações e contratos, principais irregularidades da região”, com a coordenação de Charles Amisterdam Teixeira Goes – Inspetor Regional da cidade de Guanambi, “Sistema de Controle Interno”, com Leonice Silva de Oliveira – Auditora Estadual de Controle Externo TCM/BA e, finalizando o dia, o “Projeto do processo eletrônico do TCM e atualidades do sistema”, por Jorge Henrique de Queiroz – Auditor Estadual de Controle Externo TCM/BA.
O segundo dia do evento contará com a presença de membros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado e técnicos do Sebrae, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SAEB e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Estão programados debates sobre “Lei geral e a aplicação da licitação à micro e pequenas empresas de acordo com o entendimento do TCM/BA” e as “Formas de Geração de Trabalho, Emprego e Renda nos Municípios Baianos”.
As inscrições devem ser feitas através do link: upbevento.no-ip.org/guanambi/index.php

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno