TCM e UPB promovem encontro em Ilhéus
Concurso TCM

Notícias

A+
A-

TCM e UPB promovem encontro em Ilhéus

21 de julho de 2017

Em continuidade ao projeto de aperfeiçoamento da gestão municipal, o Tribunal de Contas dos Municípios, em parceira com a União dos Municípios da Bahia – UPB, realizará na próxima semana mais uma edição do Encontro Regional de Orientação aos Jurisdicionados. O município de Ilhéus foi escolhido como sede do evento, que ocorrerá no período de 26 à 28 de julho, das 08h às 17h, na Faculdade de Ilhéus – Rod. Ilhéus – Olivença, km 2,5, s/n – São Francisco.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através dos sites www.tcm.ba.gov.br/eventos e www.upb.org.br, até o dia 25 de julho de 2017.

O encontro possibilitará a capacitação técnica de gestores municipais e servidores públicos das prefeituras, câmaras de vereadores e entidades descentralizadas. O objetivo é orientar os presentes em relação às prestações de contas, controle interno e o funcionamento de suas unidades, bem como capacitar os servidores municipais para a utilização do sistema SIGA e do e-TCM.

Confira a programação

Dia 26 de julho de 2017 – Orientações para os Gestores e Servidores Municipais

08h – 09h – Acolhimento e Credenciamento

09h – 10h – Abertura Solene

10h – 11h – Conhecendo o TCM/BA: Aspectos, forma e operacionalização do Órgão de Controle e a prestação de contas. Facilitador Vitor Maciel dos Santos – Auditor Estadual de Controle Externo, exercendo a função de Diretor de Assistência aos Municípios do TCM/Ba

11h – 11h20min – PREM: Programa de parcelamento de débitos relativos às contribuições previdenciárias dos municípios. Facilitador: Cláudio Barreto Souza – Auditor Fiscal da Receita Federal

11h20min – 12h – Principais aspectos da LRF em matéria de contas municipais. Facilitador: Alessandro Prazeres Macedo – Auditor Estadual de Controle Externo, exercendo a função de Assessor Jurídico

12h – 13h30min – Intervalo para almoço

13h30min – 13h40min – Convênios Federais – Caixa Econômica Federal. Facilitador: Walter Itamar Nuno Campos Júnior- Gerente da GIGOV – Itabuna – Gerência Executiva de Governo.

13h40min – 14h30min – Lei de transparência aplicada a Administração Pública Municipal. Facilitador: Ronaldo Nascimento Sant´Anna – Auditor Substituto de Conselheiro.

14h40min – 14h50min – IEL – Soluções inovadoras de apoio á Gestão Municipal. Facilitadora: Fernanda Moreira Pinto – Gerência IEL Regional Sul.

14h50min – 15h10min – Compras públicas por meio da micro e pequena empresa – SEBRAE. Facilitadora: Claudiana Campos Figueiredo – Gerente Regional do SEBRAE-Sul da Bahia.

15h10min – 16h10mim – Requisitos para contratação de bens e serviços na Administração Pública Municipal. Facilitador: Juliano Santos da Silva – Inspetor Regional do TCM/BA, 4ª IRCE Itabuna.

16h10min – 17h10mim – A importância do Controle Interno na Administração Pública Municipal. Facilitador: Adelmo Gomes Guimarães – Auditor Estadual de Controle Externo, exercendo Diretor Adjunto da Escola de Contas.

17h 20 mim – Encerramento

Dia 27 de julho de 2017 – Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM

Facilitadores: Adelmo Gomes Guimarães – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM e Francisco de Assis Nunes de Oliveira – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM

08h – Introdução da prestação de contas eletrônica

09h – Captura – Módulo Cadastro

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Captura – Módulo Informes Mensais

17h – Encerramento

Dia 28 de julho de 2017 – Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM

08h – Captura – Módulo Informes Mensais

10h – Captura – Relatórios

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Prestação de contas eletrônica – e-TCM

14h30min – Analisador para controladores e gestores

17h – Encerramento

 

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno