Notícias

A+
A-

TCM participa do 18º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação

11/04/2019

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas dos Municípios, Alex Aleluia, e a conselheira Carolina Costa, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), participaram, na noite de quarta-feira (10/04), do 18º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/BA. O evento tem como tema “Gestão Municipal: Política de Currículo – Formação de professores e o desafio de dizer não à padronização”, e reuniu gestores em educação de cerca de 230 municípios do estado.

Também participaram do evento o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues e o dirigente municipal de Educação de Elísio Medrado e presidente da Undime/BA, Williams Panfile Brandão.

A Undime tem como missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para “construir e defender a educação pública com qualidade social”. Nesse contexto, a conselheira Carolina Costa e o conselheiro substituto Alex Aleluia, que coordenam o projeto “Educação é da Nossa Conta”, falaram da importância dos trabalhos desenvolvidos pelas Cortes de Contas baianas, no âmbito do Plano Nacional de Educação (PNE), com a finalidade de fiscalizar os recursos públicos destinados à educação na Bahia, além de elevar os níveis do ensino.

O conselheiro substituto do TCM, Alex Aleluia, destacou a importância do projeto “Educação é da Nossa Conta”, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, cujo maior objetivo é o de acompanhar a execução dos planos municipais de educação e garantir o efetivo alcance das metas preconizadas para a educação nos próximos anos. “Acreditamos que a educação de qualidade é essencial para que possamos vencer a gritante desigualdade social e estabelecer bases para uma sociedade melhor e mais justa. Este deve ser um compromisso de todos nós”, afirmou Alex Aleluia.

Na avaliação da conselheira Carolina Costa, a importância do evento está na mobilização dos dirigentes municipais de educação, ao trazerem ao debate questões de expressão e relevância que proporcionam o aprofundamento de pautas fundamentais ao processo de gestão da educação pública municipal. “O que nós, do TCE/BA e do TCM/BA, trazemos para esse evento é justamente uma informação acerca da prioridade atribuída à fiscalização dos recursos destinados à educação. Aproveitamos a oportunidade para divulgar o projeto “Educação é da Nossa Conta”, ratificando a importância de uma educação de qualidade que confira, aos nossos jovens, não apenas a igualdade de direitos legais, mas também de oportunidades”, ressaltou a conselheira.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno