Notícias

A+
A-

TCM participa do X EDUCONTAS Exportar PDF

06/09/2019

Diretor da Escola de Contas do TCM, conselheiro Francisco Netto, chefiou equipe de servidores que participou do X EDUCONTAS

 

A Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia participou, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, do X EDUCONTAS – Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas, realizado na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O tema discutido nesta décima edição foi “O que a sociedade brasileira espera dos tribunais de contas do Brasil e o papel das escolas de gestão e contas”, incluindo mesas de trabalho que abordaram Crise Fiscal e os Impactos nas Contas Públicas”, “Participação Política e Renovação” e “Controle Social nos Tribunais de Contas”.

O ponto alto do encontro foi a roda de conversa com a sociedade, quando se estabeleceu um diálogo com os representantes da mídia, do conselho de acompanhamento das politicas públicas na área de saúde e da central dos movimentos sociais de São Paulo sobre a percepção do trabalho dos TCS pela sociedade. Na oportunidade foi enfatizada a necessidade de maior aproximação e articulação entre os tribunais e os órgãos de controle social, como uma estratégia de qualificação da gestão pública com vista à efetividade das políticas públicas de atendimento direto à população, especialmente nas áreas de saúde, educação e segurança. Também foi constatada a necessidade de fortalecer as escolas de contas como porta de acesso da sociedade aos tribunais e vice-versa, construindo pela educação a participação cidadã qualificada.

Os encontros técnicos de educação profissional dos tribunais de contas resultam de iniciativa da rede de escolas de contas e são promovidos pelo comitê de aperfeiçoamento profissional, sob a coordenação do Instituto Rui Barbosa (IRB). Entre seus propósitos estão a interação de gestores e técnicos e o compartilhamento de boas práticas, a promoção e consolidação da autonomia das Escolas de Contas e o seu fortalecimento como instrumento de difusão de tecnologias do saber pelos tribunais de contas.

Na sessão plenária do TCM da última terça-feira (03/09), o conselheiro Francisco Netto, diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que participou do encontro em São Paulo, fez um relato para os conselheiros sobre os debates e as decisões que foram tomadas no sentido de fortalecer a qualificação dos servidores dos tribunais e das prefeituras.

Foi uma oportunidade importante de diálogo e discussão com os fazedores de opinião, representantes da mídia e de entidades representativas da sociedade organizada e dos tribunais”, resumiu.

Segundo o conselheiro, as conclusões do colóquio “apontam para a necessidade da aproximação dos tribunais com a sociedade, visando a melhoria da gestão pública e a efetividade dos resultados das políticas públicas de atendimento direto à população”.

Mais Notícias

* Escolha o município e obtenha informações sobre a sua cidade.

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para o município dos próximos dias. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno