Notícias

A+
A-

4º Encontro Técnico de Governança e TI reúne autoridades de todo o Brasil

15 de outubro de 2021

Com o propósito de debater e compartilhar boas práticas e soluções de tecnologia aplicadas às atividades de controle externo, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) deu início, na quinta-feira (14/10), às 10h00, ao 4º Encontro Técnico de Governança e de Tecnologia da Informação (TI) dos Tribunais de Contas do Brasil. As atividades, que ocorreram no modelo híbrido em virtude das restrições impostas pela pandemia, tiveram palestras e painéis no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’ e transmissão aberta ao público em geral pela internet.

Ao longo do dia, o evento teve mais de 1,8 mil visualizações. A abertura do encontro foi realizada pela presidente do TCE-SP, conselheira Cristiana de Castro Moraes, e contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, e do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Túlio Nogueira.

Ao dar as boas-vindas ao público e agradecer a participação dos palestrantes, a presidente do TCE-SP destacou a importância dos temas abordados durante o encontro, citando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as tecnologias em uso pelas Cortes de Contas do país, a Inteligência Artificial nas auditorias concomitantes e as sessões virtuais nos julgamentos do TCs, entre outros.

Tenho certeza de que será uma grande oportunidade para construirmos um conhecimento que aprimorará e fortalecerá cada vez mais o sistema de controle externo para o bem da sociedade”, destacou a presidente.

Painéis

Os debates técnicos foram abertos com a apresentação do painel ‘Comitê de Tecnologia – o Poder da União’ e seguiram até as 17h00, com encerramento realizado pelo Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, que abordou a importância da governança no país.

As atividades seguem nesta sexta-feira (15/10), a partir das 10h00, com apresentação de abertura do Vice-Presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes Lima, sobre avaliação de políticas públicas e a Tecnologia da Informação, e palestra final, às 16h00, ministrada pelo Ministro do TCU Aroldo Cedraz, que abordará o tema ‘Controle 4.0 – Digital, integrado e tempestivo’.

O 4º Encontro Técnico de Governança e de TI dos Tribunais de Contas do Brasil é realizado pelo TCE-SP em conjunto com o Comitê de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tcs.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

02/12/2021
TCM promove sorteio prévio para processos referentes a 2022
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia realizou, na sessão dessa quinta-feira (02/12), o...[leia mais]
02/12/2021
Diretor da Escola de Contas participa de evento sobre Governança Pública
O diretor adjunto da Escola de Contas do TCM, professor José Francisco de Carvalho Neto,...[leia mais]
01/12/2021
TCM amplia participação nas redes sociais
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ampliou a sua presença nas redes sociais e desde...[leia mais]
01/12/2021
Auditor do TCM participa de evento sobre obras públicas
O auditor estadual de Infraestrutura, Bartolomeu Lordelo, representou o Tribunal de Contas dos...[leia mais]