Notícias Canto do título

A+
A-

Auditores do TCM se reúnem com representantes do BID

2 de março de 2020

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que compõem o Núcleo de Auditoria Operacional e de Projetos Cofinanciados com Recursos Externos – NAOP, se reuniram, nesta segunda-feira (02/03), com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com os dirigentes dos programas Prodetur e Mané Dendê, executados pela Prefeitura de Salvador com financiamento do banco. Os servidores do TCM são responsáveis pelas auditorias de acompanhamento – exigidas pelo BID – dos investimentos e das obras previstas nos contratos. O encontro ocorreu no Wish Hotel da Bahia e serviu para debater os desafios referentes às auditorias dos dois programas.

Além da exposição das questões referentes aos processos de auditoria – o segundo em relação ao programa Prodetur e o primeiro no Mané Dendê – também foram debatidos temas relacionados à supervisão fiduciária dos programas, ferramenta para análise dos relatórios de auditoria e termos de referência de serviço de auditoria externa.

O NAOP é um núcleo de auditoria operacional criado pelo TCM/Ba para auditar as obras de infraestrutura e projetos sociais em municípios baianos que contam com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ou do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – mais conhecido como Banco Mundial. O núcleo é coordenado pelo auditor e conselheiro substituto do TCM, Ronaldo de Sant’Anna.

Os auditores do TCM são responsáveis pela fiscalização dos contratos celebrados pela Prefeitura de Salvador com as duas instituições internacionais que envolvem recursos da ordem de U$S 500 milhões. Os recursos são aplicados em obras sociais, de educação e saúde – especialmente na região do subúrbio ferroviário de Salvador –, além de projetos turísticos.

Participaram do encontro, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o coordenador Mário Castanheira e a técnica financeira Juliana Fontes, entre outros integrantes da equipe responsável pelo acompanhamento dos contratos. Pelo TCM, o conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna e os auditores Milene Barbosa, Luiz Leite, Malba Bomfim, Alessandra Faustino, Fernando Pessoa, Tiago Bibiano, Gabriela Marques e Humberto Trindade; pelo programa Prodetur, a coordenadora Aila Levindo Britto – funcionária da prefeitura; e pelo programa Mané Dendê, o coordenador Orlando Castro – também servidor da Prefeitura de Salvador.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

09/08/2022
Contas de 2021 de oito câmaras municipais são aprovadas
Os conselheiros que compõem a 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram...[leia maisContas de 2021 de oito câmaras municipais são...]
08/08/2022
Conselheiro Nelson Pellegrino chefia comissão da Atricon no Pará
                                                               ...[leia maisConselheiro Nelson Pellegrino chefia comissão da Atricon no...]
07/08/2022
Seminário vai discutir recursos destinados à Educação
Os Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE/Ba) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-Ba)...[leia maisSeminário vai discutir recursos destinados à...]
07/08/2022
Tribunais de Contas começam a ser avaliados
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)...[leia maisTribunais de Contas começam a ser...]