Notícias Canto do título

A+
A-

Maria Maia extrapolou na contratação de servidores temporários e comissionados no exercício de 2008, sendo multada em R$ 38.065,00.

13 de agosto de 2013

 

Na sessão desta terça-feira (13/08), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a denúncia formulada contra a ex-prefeita de Candeias, Maria Angélica Juvenal Maia, em razão da contratação de servidores públicos municipais sem respaldo legal, no exercício de 2008.

A relatoria solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra a gestora, para que sejam adotadas as providências judiciais relacionadas aos atos de improbidade administrativa porventura praticados, e imputou multa no valor de R$ 38.065,00.

Analisado o processo e com base no parecer emitido pelo Ministério Público Especial de Contas, restou evidenciado o cometimento de irregularidades resultantes da contratação de servidores públicos municipais sem respaldo legal.

O MPC verificou o acréscimo de 788 servidores temporários e de 3304 comissionados nos quadros do Executivo, não sendo apresentados os diplomas normativos que supostamente autorizariam as contratações de servidores para cargos de provimento temporário, as quais, como denunciam as folhas de pagamento, chegaram a 2098.

Também foi destacado no processo o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal que, em seu art. 21, parágrafo único, determina ser nulo o ato que acarrete aumento de despesa com pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato. Na situação em apreço, tendo em vista a assunção do cargo de prefeita ter ocorrido no dia 05/06/2008, estava a denunciante impedida de aumentar os gastos municipais com pessoal, providência esta que, diante do aumento de 788 servidores temporários e de 3304 comissionados.

Cabe recurso da decisão.

Íntegra do voto do relator da denúncia formulada contra a Prefeitura de Candeias. (O voto ficará disponível após conferência).

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

05/07/2022
TCM divulga duas Súmulas para orientar gestores municipais
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou duas novas Súmulas com o objetivo de...[leia maisTCM divulga duas Súmulas para orientar gestores...]
05/07/2022
Ex-presidente da Câmara de Marcionílio Souza sofre representação ao MPE
Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram...[leia maisEx-presidente da Câmara de Marcionílio Souza sofre representação ao...]
05/07/2022
Prefeito de Tapiramutá é multado pela prática de nepotismo
Na sessão desta quarta-feira (06/07), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos...[leia maisPrefeito de Tapiramutá é multado pela prática de...]
03/07/2022
TCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e Contratos
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através da sua Escola de Contas, vai promover, a...[leia maisTCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e...]