Notícias

A+
A-

Como aconteceu em 2011, o Tribunal de Contas dos Municípios, em pareceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, inicia nesta sexta-feira (27/09), uma nova fase de palestras pelo interior, visando orientar gestores e técnicos das Prefeituras e Câmaras Municipais.

26 de setembro de 2013

 

O Tribunal de Contas dos Municípios começa nesta sexta-feira (27/09), uma nova etapa de orientação aos gestores e técnicos das Prefeituras e Câmaras Municipais, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, esperando obter a mesma frequência e os mesmos resultados positivos do ciclo empreendido em 2011.

O primeiro encontro desta nova etapa, que está programada para oito eventos em cidades polo do interior, acontece em Juazeiro, no Grande Hotel, à Rua José Petitinga, nº 466, bairro de Santo Antônio.

Juazeiro é o 6º mais populoso município da Bahia, com 201.966 habitantes. Em conjunto com o vizinho município pernambucano de Petrolina, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido. Localizada na região sub-média da bacia do Rio São Francisco, destaca-se pela agricultura irrigada, que se firmou na região graças às águas do famoso rio que separa as duas importantes cidades. Juazeiro é conhecida como a “Terra das Carrancas” figuras antropomorfas usadas pelas embarcações que subem e descem o São Francisco. Seu nome se origina dos pés de juá ou juazeiro, uma árvore típica da região.

No primmeiro ciclo, começamos no interior em Porto Seguro, uma cidade histórica da Bahia, após o Encontro inicial de Salvador” – explica o presidente do TCM, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira. “Agora, em outra cidade muito representativa, em uma região de grande desenvolvimento, além de Juazeiro congregar várias dezenas de outros municípios que, certamente estarão representados nesta nova iniciativa do TCM e da UPB”.

Mais uma vez, o TCM, através de palestras dos seus técnicos, vai discorrer sobre os métodos aplicados para o julgamento de contas, orientando, esclarecendo dúvidas, mostrando que o nosso objetivo não é o de rejeitar contas, mas, sobretudo, de contribuir para que a administração pública municipal se torne cada vez mais eficiente”, realça o presidente da Corte de Contas.

A delegação do TCM tem oito integrantes: o presidente Paulo Maracajá Pereira, o Ouvidor Francisco Soares Senna, os técnicos Antônio Dourado Vasconcelos, Luiz Eduardo Dourado Lopes, Vitor Maciel dos Santos, Alessandro Prazeres Macedo e Maria Conceição Castelucci e o jornalista Edson Almeida.

Às 08h00 começa o credenciamento, com a abertura dos trabalhos prevista para as 09h00 e encerramento às 17h00, com duas palestras no período da manhã e três outras à tarde.

Para este primeiro encontro, já estão confirmadas, além dos integrantes da equipe do TCM, as presenças da presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, do 2º Tesoureiro, Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, do Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF, Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Torres e do Presidente da Câmara de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho.

O ciclo de palestras terá continuidade com sete outros Encontros em Vitória da Conquista (04/10), Jequié (18/10), Porto Seguro (01/11), Barreiras (06/12), Ilhéus (07/02/14), Irecê (21/02/14) e Alagoinhas (14/03/14).

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]