Notícias

A+
A-

Comitê do IRB quer a garantia de recursos para a Educação

25 de fevereiro de 2021

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (instituição vinculada à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon) emitiu, nesta quarta-feira (24/02), nota em defesa da garantia constitucional de recursos mínimos a serem aplicados na área da educação. A retirada do percentual mínimo hoje exigido pela Constituição está prevista no parecer do relator da Proposta de Emenda à Constituição nº 186/2019 (PEC Emergencial) no Senado.

De acordo com a nota do comitê, a previsão orçamentária para a educação, chamada de “gasto mínimo”, é imprescindível, inclusive, para a implementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), cujo mecanismo de redistribuição dos valores entre os entes federativos, busca diminuir as desigualdades educacionais.

“Se as verbas hoje asseguradas já são insuficientes para garantir o acesso, a manutenção e a qualidade do ensino para todos os brasileiros, sem esse mínimo obrigatório a educação pública será seriamente comprometida, aumentando desigualdades e ampliando o ciclo de pobreza suportado pelos mais carentes”, ressalta a nota.

O CTE-IRB também destaca que a extinção desses percentuais não tem necessariamente relação com a continuidade do pagamento do auxílio emergencial, vez que este, embora imprescindível, tem natureza transitória, diferentemente dos compromissos com a saúde e a educação, que são permanentes e devem ser preservados.

Por fim, o Comitê do IRB defende “ampla, democrática e serena discussão” a respeito, e expressa sua posição contrária às medidas que possam impactar negativamente no financiamento educacional, que terão como consequência prejuízos irreparáveis para milhões de famílias.

Nota Técnica CTE-IRB

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

30/11/2021
Aprovadas contas de mais 21 câmaras; as de Iramaia são rejeitadas
Na sessão desta quarta-feira (01/12), realizada por meio eletrônico, os conselheiros da 1ª...[leia mais]
30/11/2021
Novos auditores tomam posse no TCM
Quatro novos auditores estaduais de controle externo tomaram posse no Tribunal de Contas dos...[leia mais]
30/11/2021
Conselheiros da 2ª Câmara aprovam contas de mais 18 câmaras
Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram as contas...[leia mais]
29/11/2021
Ex-prefeito de Mairi sofre representação ao MPE
Na sessão desta terça-feira (30/11), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do...[leia mais]