Notícias

A+
A-

Conselheiro do TCM preside Comitê de Tecnologia do IRB

5 de Fevereiro de 2020

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, foi indicado presidente do Comitê de Tecnologia criado pelo Instituto Ruy Barbosa (IRB), órgão de pesquisa e de disseminação de conhecimento da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon. A indicação foi do presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha.

O objetivo do comitê é facilitar a integração e comunicação das áreas de tecnologia da informação entre os tribunais de contas do Brasil, disseminando novas ferramentas tecnológicas que possam agilizar e tornar mais eficiente o exercício do controle externo – dever constitucional atribuído às cortes de contas. “Precisamos – e esta é a tarefa deste comitê – facilitar o compartilhamento de soluções tecnológicas entre os tribunais, prezando assim pelo princípio da economicidade e eficiência”, disse o presidente do IRB.

Isto começa, segundo ele, com a elaboração de um catálogo com as melhores práticas nas áreas de tecnologia e informação, especialmente em análise de dados, governança e compliance, segurança da informação e tecnologias inovadoras. Além disso, segundo o conselheiro Bonilha, visa “catalisar a integração da área de TI com as áreas fins, administrativa e demais áreas dos tribunais”.

O conselheiro baiano José Alfredo Rocha Dias disse que irá se empenhar para estimular os técnicos do setor a buscarem novas soluções tecnológicas que possam ser implantadas no sistema dos tribunais de contas, de modo a se obter, cada vez mais, ganho de produtividade, segurança e agilidade nas fiscalizações e nas auditorias realizadas pelos técnicos dos tribunais. “Precisamos estar atentos e buscar e incentivar a constante atualização tecnológica, de modo a que possamos cumprir com rigor e com a tempestividade necessária nossas obrigações constitucionais, em defesa da sociedade”.

Como primeira medida, o conselheiro José Alfredo, na qualidade de presidente e coordenador do Comitê de Tecnologia – com a aprovação do presidente do IRB, Ivan Bonilha –, nomeou sua equipe de assistentes técnicos, com representantes de cada macrorregião do país, indicados pelas cortes de contas. São eles:

Região Sul – Wallace da Silva Pereira/TCE/SC

Região Sudeste – Fabio Correa Xavier/TCE/SP

Região Nordeste – Pedro Vieira da Silva Filho/TCM/BA

Região Centro Oeste – Rodrigo César Santos Felisdório/TCU

Região Norte – Sileno Caetano Ramos/TCE/RR

 

Smart News

Mais Notícias

26/02/2020
III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta
  O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do...
18/02/2020
Ex-prefeita e prefeito de Jequié são denunciados ao MPE
Na sessão desta quarta-feira (19/02), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o...
18/02/2020
TCM aprova contas da prefeitura de Jiquiriçá
Nesta quarta-feira (19/02), o Tribunal de Contas dos Municípios aprovou com ressalvas as contas da...

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno