Notícias

A+
A-

Conselheiros prestam homenagem a Joselito Amorim

6 de outubro de 2020

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia prestaram homenagem, na sessão desta terça-feira (06/10) ao professor Joselito Amorim, conselheiro e primeiro presidente do TCM – antes denominado Conselho de Contas dos Municípios da Bahia – que faleceu no último domingo, aos 101 anos de idade, em consequência da Covid-19. O presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, ao apresentar uma moção de pesar, destacou que Joselito Amorim foi quem estruturou a Corte, estabeleceu as primeiras normas para fiscalização e instituiu as ferramentas de acompanhamento das administrações municipais para evitar desvios e desperdícios de recursos públicos e melhorar a sua eficiência.

O presidente do TCM destacou a dedicação de Joselito Amorim ao serviço público, onde começou como vereador e depois prefeito de Feira de Santana. E a sua preocupação na melhoria da qualidade da educação no município, com a construção de escolas, bibliotecas e museus. E também, como conselheiro de contas, em estimular o planejamento, a definição de prioridades às ações governamentais por parte dos prefeitos, para melhor atender as necessidades das populações, especialmente as mais carentes.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias lembrou a sua longa convivência e amizade com Joselito Amorim, e destacou a sua luta para a consolidação do então Conselho de Contas – à época de sua criação, pelo governador Luiz Viana Filho – como órgão de controle externo das administrações municipais, com o objetivo de modernizar e melhorar a qualidade da gestão e da prestação de serviços por parte das prefeituras.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

30/11/2021
Aprovadas contas de mais 21 câmaras; as de Iramaia são rejeitadas
Na sessão desta quarta-feira (01/12), realizada por meio eletrônico, os conselheiros da 1ª...[leia mais]
30/11/2021
Novos auditores tomam posse no TCM
Quatro novos auditores estaduais de controle externo tomaram posse no Tribunal de Contas dos...[leia mais]
30/11/2021
Conselheiros da 2ª Câmara aprovam contas de mais 18 câmaras
Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram as contas...[leia mais]
29/11/2021
Ex-prefeito de Mairi sofre representação ao MPE
Na sessão desta terça-feira (30/11), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do...[leia mais]