Notícias

A+
A-

Escola de Contas do TCM elabora plano de capacitação para servidores

13 de setembro de 2019

A Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia apresentou aos integrantes do seu comitê consultivo, no início do mês de setembro, relatório da consulta dirigida aos servidores da Corte relativa às demandas por ações de capacitação. A consulta constitui uma etapa de elaboração do plano de capacitação 2019-2020, a ser apresentada para aprovação pelo Tribunal Pleno. Responderam a consulta 142 servidores, o que corresponde a 35,4% do total de agentes públicos em atividade no TCM.

Entre os temas citados na pesquisa destacam-se, na área de auditoria, os seguintes: auditoria governamental (26,2%), auditoria de conformidade (24,8%), auditoria baseada em riscos (17,6%) e normas brasileiras de auditoria pública (16,9%). Na área de Direito e controle externo, a maior pontuação foi para a Lei de Responsabilidade Fiscal (17,6%). Na área de metodologia do controle externo e temas recorrentes, aparecem: licitações (21,8%), consórcios públicos (18,3%), normas de contabilidade aplicada ao setor público (16,9%), prestação de contas de governo e contas de gestão (13,4%) e processo administrativo perante o TCM (12%).

Entre os temas emergentes, o destaque é a demanda por governança (7%), avaliação de políticas públicas (6,3%) e estatística aplicada ao controle externo (2,8%). Na área de tecnologia da informação, tiveram maior pontuação as demandas por sistemas informatizados (11,3%) e planilhas eletrônicas (10,6%). Gestão de equipes (6,3%) e formação de líderes (4,2%) foram as demandas mais pontuadas na área de gestão de pessoas. Por fim, entre as competências instrumentais e desenvolvimento pessoal, destacam-se as demandas por língua estrangeira – inglês (9,9%) e redação oficial (7,7%).

Além dos temas para capacitação, e tendo em vista a política de gestão de pessoas, a consulta reuniu outros dados relevantes sobre faixa etária, vínculo laboral e escolaridade. A exemplo é que, dos que responderam à pesquisa, 56,7% são portadores de títulos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e 13 declararam titulação em pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), todos compatíveis com a missão do tribunal.

A realização da consulta aos servidores cumpriu uma etapa importante na elaboração da proposta pedagógica da Escola de Contas e do plano de capacitação 2019-2020.

Leia a íntegra do relatório.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

30/11/2021
Aprovadas contas de mais 21 câmaras; as de Iramaia são rejeitadas
Na sessão desta quarta-feira (01/12), realizada por meio eletrônico, os conselheiros da 1ª...[leia mais]
30/11/2021
Novos auditores tomam posse no TCM
Quatro novos auditores estaduais de controle externo tomaram posse no Tribunal de Contas dos...[leia mais]
30/11/2021
Conselheiros da 2ª Câmara aprovam contas de mais 18 câmaras
Os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovaram as contas...[leia mais]
29/11/2021
Ex-prefeito de Mairi sofre representação ao MPE
Na sessão desta terça-feira (30/11), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do...[leia mais]