Notícias

A+
A-

Ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa punido por contratação irregular de pessoal

4 de Maio de 2021

Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios acataram, em parte, termo de ocorrência lavrado contra o ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira, em razão de irregularidades na contratação de pessoal para o enfrentamento à pandemia do Covid-19. O conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, relator do processo, imputou ao gestor multa de R$2 mil. A decisão foi proferida na sessão desta terça-feira (04/05), realizada por meio eletrônico.

Foi determinado, ainda, a rescisão das contratações tidas como irregulares, exceto daqueles profissionais que atuam diretamente no combate a pandemia do Covid-19, desde que seja efetivada comprovação perante a área técnica do TCM.

De acordo com o termo de ocorrência, o gestor não encaminhou ao tribunal os atos das contratações temporárias para enfrentamento da pandemia do Covid-19, para o devido controle, bem como não inseriu esses dados no sistema SIGA, do TCM, o que impede a área técnica da corte de comprovar que se trata efetivamente de admissões feitas em decorrência da pandemia do Covid-19.

Para o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, o gestor tinha o dever de apresentar, no prazo legal, toda a documentação relativa às contratações, com destaque para relatório que contenha a “correlação dos cargos com o combate à pandemia, suas especificações e funções, bem assim as remunerações e jornadas de trabalho, prazo total do ajuste pactuado e comprovação da qualificação dos contratados para a finalidade específica da celebração dos contratos”.

Cabe recurso da decisão.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

12/05/2021
Prefeito de Itapetinga sofre representação ao MPE
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia determinaram que seja feita...[leia mais]
12/05/2021
Prefeitura de Acajutiba tem contas aprovadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios aprovaram as contas do prefeito de...[leia mais]
12/05/2021
Contas de 2019 de Amélia Rodrigues são rejeitadas
O Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Amélia Rodrigues, da...[leia mais]
11/05/2021
Evento debate “Medida Cautelar nos Tribunais de Contas”
Acontece nesta sexta-feira (14/05) mais uma edição da série “Diálogos Jurídicos e Controle...[leia mais]