Notícias

A+
A-

Ex-prefeito de Nordestina punido pelo TCM

23 de março de 2021

Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedente denúncia formulada contra o ex-prefeito de Nordestina, Eraldo Carvalho Soares, em razão de irregularidades na celebração de termos de cooperação entre Associações de Quilombola e a Prefeitura, no exercício de 2020. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$5 mil e determinou o cancelamento do convênio.

A denúncia foi formulada por vereadores do município de Nordestina, que apontaram a existência de indícios de favorecimento nos referidos termos, vez que os presidentes das duas entidades beneficiadas são irmãos do vereador Edvaldo Góes da Silva, coligado político do gestor denunciado. Os termos tinham por objeto a manutenção, pelo município, de tratores agrícolas de propriedade da associação, comprometendo-se o município em prover combustível e reparos, com frequência, “dentro dos limites da razoabilidade e de seu orçamento”.

Para o conselheiro José Alfredo, o ex-prefeito não apresentou o plano de trabalho nem o detalhamento das despesas decorrentes dos termos de cooperação que firmou, sonegando, assim, ao TCM informações que são indispensáveis ao exercício do dever de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos municipais.

Além disso, restou comprovada a existência do parentesco sanguíneo de 2º grau (irmã e irmão) entre os presidentes das Associações beneficiadas e o vereador Edvaldo Goés da Silva, em clara ilegalidade.

O Ministério Público de Contas, em sua manifestação, também opinou pela procedência da denúncia, com a aplicação de multa ao ex-prefeito.

A 1ª Câmara do TCM é composta, atualmente, pelo conselheiro José Alfredo Rocha Dias e pelos conselheiros substitutos Cláudio Ventin e Ronaldo Sant’Anna.

Cabe recurso da decisão.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]