Notícias

A+
A-

Alexandro da Silva simulou o pagamento de salários a servidores já dispensados e desviou o dinheiro para outra finalidade.

19 de março de 2015


O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS, NESTA QUINTA-FEIRA (19/03), MULTOU O EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE CATU, ALEXANDRO DA SILVA, EM R$ 5 MIL E DETERMINOU O RESSARCIMENTO AOS COFRES MUNICIPAIS, COM RECURSOS PESSOAIS, DA QUANTIA DE R$ 9.264,09, PELA SIMULAÇÃO DE PAGAMENTO A SERVIDORES, COM FORTES INDÍCIOS DE UTILIZAÇÃO DA VERBA NO PERÍODO ELEITORAL NO EXERCÍCIO DE 2012. O GESTOR SERÁ DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E AO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL.



A DENÚNCIA, FORMULADA PELO VEREADOR MARINILDO ALVES DE VASCONCELLOS, APONTOU QUE OS SERVIDORES ROSA MORENA COSTA DIAS E ALTIERRE FAGUNDES DA SILVA SANTOS, MESMOS DISPENSADOS ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DOS CARGOS COMISSIONADOS QUE OCUPAVAM, CONTINUARAM NA FOLHA SALARIAL ATÉ O MÊS DE DEZEMBRO. ESTRANHAMENTE, OS CHEQUES EMITIDOS, RELACIONADOS AOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DISPENSADOS, NÃO ERAM NOMINATIVOS E FORAM SACADOS POR TERCEIROS. DE ACORDO COM A MICROFILMAGEM, OS VALORES NÃO FORAM RETIRADOS PELOS SERVIDORES, MAS SIM POR PESSOAS ESTRANHAS, DENTRE AS QUAIS TELMA DA SILVA LEAL SANTOS, À ÉPOCA DIRETORA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA, E TALITA FRIAS PEREIRA, CONTRATADA COMO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS.



O RELATOR DO PROCESSO, CONSELHEIRO MÁRIO NEGROMONTE, CONTESTOU A FORMA DE PAGAMENTO UTILIZADA PELO GESTOR, VEZ QUE, TRADICIONALMENTE, ERA REALIZADA ATRAVÉS DO LANÇAMENTO EM CONTAS CORRENTES DOS SERVIDORES, E CONCLUIU QUE OS CHEQUES NÃO SE DESTINARAM AO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES, MAS SIM A OUTRAS FINALIDADES. COINCIDENTEMENTE, OS FATOS OCORRERAM EM PERÍODO MUITO PRÓXIMO ÀS ELEIÇÕES DE 2012, QUANDO O DENUNCIADO FOI CANDIDATO A VEREADOR.



CABE RECURSO DA DECISÃO.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

06/12/2021
Contas de 2020 da Prefeitura de Canudos são rejeitadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiram parecer, na sessão desta...[leia mais]
06/12/2021
Quatro prefeituras têm pareceres pela aprovação de contas de 2020
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em sessão nesta terça-feira...[leia mais]
05/12/2021
TCM promove IV Encontro Técnico de Controle Externo
Auditores estaduais e demais profissionais que compõem o corpo técnico do Tribunal de Contas dos...[leia mais]
05/12/2021
Auditora do TCM participa de live sobre o “novo Fundeb”
A auditora de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Karina Menezes...[leia mais]