Notícias Canto do título

A+
A-

O 4º Encontro de Orientação aos prefeitos, vereadores e técnicos municipais, realizado nesta sexta-feira (06/12), em Eunápolis, teve a presença de representantes dos 17 municípios entre as regiões Sul e Extremo Sul.

6 de dezembro de 2013

 

Mais de 300 participantes, entre prefeitos, vereadores e técnicos, lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de Eunápolis, durante o 4º Encontro de Orientação aos gestores municipais, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM e União dos Municípios da Bahia – UPB.

Repetindo os eventos anteriores, os três outros já realizados em 2013 (Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras) e os 12 do primeiro ciclo de orientação, em 2011, as palestras dos técnicos do TCM apresentaram grande índice de aproveitamento.

O Ouvidor Francisco Senna representou o presidente da Corte de Contas, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, enquanto atuaram como palestrantes os Analistas de Controle Externo, Alessandro Prazeres Macedo, Luiz Eduardo Dourado Lopes e Hélio Bittencourt, o Chefe da 4ª Unidade de Controle Externo, Marcelo Magnavita e o Diretor da 1ª DCTE/2ª CCE, Josival de Cristo Santos.

Estamos cada vez mais convictos de que esta é a forma de o Tribunal contribuir para o aperfeiçoamento das contas municipais, com exaustiva orientação e um entendimento cada vez maior com os gestores municipais”, explicou o Ouvidor Francisco Senna.

Por parte da União dos Municípios da Bahia, a presidente Maria Quitéria Mendes, prefeita de Cardeal da Silva e que dirigiu a mesa de trabalhos, lembrou que “estamos obtendo, desde a primeira etapa desses encontros, em 2011, grandes avanços, porque a maioria dos erros nas prestações de contas não se tratou de má-fé ou improbidade administrativa, mas falta de conhecimento que, agora, está sendo superado”.

No Encontro de Eunápolis, foram discorridos temas como Prestação de Contas, Principais Orientações, Aspectos Relevantes na Apuração de Despesas de Pessoal com Base na LFR, Licitações e Contratos, Transparência Pública e Controle.

Com ótima recepção da 26ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, coordenada pela Inspetora Kátia Simone Sampaio Santos, estiveram presentes representantes de Eunápolis (sede da IRCE), Porto Seguro, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Jucuruçu e Santa Cruz Cabrália e os municípios que também integram a APES – Associação dos Prefeitos do Extremo Sul -, que são Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda.

O próximo Encontro está programado para Jequié, no dia 13/12 e mais três outros no início do próximo ano, com datas a serem confirmadas para Ilhéus, Irecê e Alagoinhas.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

05/07/2022
TCM divulga duas Súmulas para orientar gestores municipais
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou duas novas Súmulas com o objetivo de...[leia maisTCM divulga duas Súmulas para orientar gestores...]
05/07/2022
Ex-presidente da Câmara de Marcionílio Souza sofre representação ao MPE
Os conselheiros da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram...[leia maisEx-presidente da Câmara de Marcionílio Souza sofre representação ao...]
05/07/2022
Prefeito de Tapiramutá é multado pela prática de nepotismo
Na sessão desta quarta-feira (06/07), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos...[leia maisPrefeito de Tapiramutá é multado pela prática de...]
03/07/2022
TCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e Contratos
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através da sua Escola de Contas, vai promover, a...[leia maisTCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e...]