Notícias

A+
A-

21 de fevereiro de 2014

 

A cidade de Irecê, distante 478 Km de Salvador, sede da 11ª Inspetoria Regional do TCM, recebeu nesta sexta-feira (21/02), prefeitos, vereadores e técnicos durante o penúltimo Encontro de Orientação aos Gestores (segunda fase), promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia.

Estes eventos, que visam contribuir com a eficácia na apresentação de contas das Prefeituras e Câmaras Municipais, vale sempre lembrar, foram iniciados em abril de 2011, com a realização de 13 encontros naquele ano – e, agora, no final de 2013 e início de 2014, são repetidos, sob a ótica de que “o Tribunal sempre estará disposto a esclarecer a legislação aos gestores, porque assim sua participação em benefício da sociedade municipalista se torna mais fortalecida e eficiente”, conforme define o Presidente da Instituição, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira.

Neste evento de Irecê, que integra uma mesorregião com mais de 1.200.000 habitantes e de grande importância econômica, voltou a contar com quatro palestras, sob o lema “Alinhamento de Informações para Garantir Qualidade de Gestão Pública”. Após a inscrição dos participantes (entre 08 e 09 h), a solenidade de abertura contou com a execução do Hino da Bahia (Dois de Julho).

Foram palestrantes o Auditor Substituto de Conselheiro, Ronaldo Nascimento de Sant'Anna, que também representou o Presidente Paulo Maracajá Pereira, o Coordenador de Assistência aos Municípios (CAM), Antônio Dourado Vasconcelos e os Analistas de Controle Externo do Tribunal, Luiz Eduardo Dourado Lopes e Hélio Bittencourt, discorrendo sobre Transparência e Controle, Licitação e Contratos, Prestação de Contas e Principais Pontos de Rejeição de Contas.

O Encontro foi prestigiado com a presença do Vice-Governador Otto Alencar e do ex-Conselheiro do TCM, Edivaldo Lopes, que se somaram à atual Presidente da UPB, Prefeita de Cardeal da Silva Maria Quitéria Mendes, o Presidente anterior, ex-Prefeito de Camaçari Luiz Carlos Caetano e diversas lideranças regionais. Na sua palestra, Maria Quitéria Mendes falou que “esses serviços de orientação foram idealizados como interação entre TCM e gestores municipais, anulando-se a imagem de que a Corte de Contas só existia para rejeitar contas e multar prefeitos e vereadores”.

Participaram representantes de todos os Municípios atendidos pela 11ª IRCE, cujo Inspetor é Marcelo da Silva Dourado e se localiza em Irecê, na Rua Caetano Moreira, 47, Centro: América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí e Xique-Xique. O próximo e último encontro da temporada será em Alagoinhas, no dia 14 de março.

 

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

05/12/2021
TCM promove IV Encontro Técnico de Controle Externo
Auditores estaduais e demais profissionais que compõem o corpo técnico do Tribunal de Contas dos...[leia mais]
05/12/2021
Auditora do TCM participa de live sobre o “novo Fundeb”
A auditora de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Karina Menezes...[leia mais]
05/12/2021
Diretoria do TCM divulga estudo sobre “critérios de julgamento” nas licitações
A Diretoria de Assistência aos Municípios – DAM, do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
02/12/2021
TCM promove sorteio prévio para processos referentes a 2022
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia realizou, na sessão dessa quinta-feira (02/12), o...[leia mais]