Notícias

A+
A-

Novos auditores do TCM iniciam curso de formação

26 de julho de 2021

Os cinco novos auditores estaduais de controle externo, que foram aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – agora convocados a assumir os cargosiniciaram nesta segunda-feira (26/07) o curso introdutório para que possam exercer as suas funções junto à Superintendência de Controle Externo. A grade temática do curso de capacitação foi elaborada em parceira com a Escola de Contas do TCM e contempla, nesta primeira fase, conteúdos técnicos voltados para a atividade de fiscalização. O curso de formação se estenderá até a próxima sexta-feira (30/07) e terá, ao todo, 20 horas/aulas.

O treinamento para os novos auditores teve início após encontro que contou com a participação do diretor geral da Escola de Contas, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, o diretor adjunto, José Francisco de Carvalho Neto, o superintendente de planejamento e gestão, Antônio Carlos da Silva e o superintendente de controle externo, Antônio Emanuel de Souza. Eles deram as boas-vindas aos novos servidores e discorreram sobre os desafios, deveres e responsabilidades do TCM como órgão de controle externo das administrações municipais.

Em seguida, o diretor de Assistência aos Municípios (DAM), Alessandro Prazeres de Macedo, inaugurou o primeiro módulo da capacitação, abordando a estrutura e competência dos órgãos técnicos e administrativos do TCM. Essa primeira etapa será encerrada nesta terça-feira (27/07), com a apresentação dos assessores Pedro Vieira e Valfredo Roque sobre informações estratégicas no exercício do controle externo.

Na quarta-feira (28/07), a auditora estadual de infraestrutura, Maianí Clímaco, vai falar sobre os requisitos fundamentais das auditorias e inspeções realizadas pelo TCM. Já na quinta-feira (29/07), o diretor de Tecnologia da Informação, Mauro de Castro Portugal, apresenta os sistemas e ferramentas eletrônicas utilizados pelo TCM para captação, acompanhamento e análise das contas municipais. E, encerrando a parte teórica, na sexta-feira (30/07), a procuradora-chefe Camila Vasquez vai debater com os novos auditores sobre a atuação do Ministério Público de Contas junto ao TCM.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

14/10/2021
4º Encontro Técnico de Governança e TI reúne autoridades de todo o Brasil
Com o propósito de debater e compartilhar boas práticas e soluções de tecnologia aplicadas...[leia mais]
13/10/2021
Palestra no TCM marca Dia Internacional do Idoso
Em atenção às comemorações ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no último dia 1º de...[leia mais]
13/10/2021
Webinário discute “Gestão de Pessoas e Educação Continuada nas Organizações Públicas”
A Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, em parceria com o Conselho...[leia mais]
13/10/2021
Liminar suspende licitação em Porto Seguro
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram, na sessão desta...[leia mais]