Notícias

A+
A-

Planejamento Estratégico gera avanços no TCM

5 de novembro de 2021

O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, com base nas metas e objetivos estabelecidos no relatório do “Planejamento Estratégico 2020-2024”, tem resultado em maior produtividade e efetividade no cumprimento dos deveres constitucionais da Corte para com a sociedade. Levantamento feito pela equipe encarregada pelo monitoramento das ações relacionadas ao Planejamento Estratégico mostra que, até agosto deste ano, 59% dos objetivos estabelecidos para o período foram cumpridos – percentual que ganha relevância diante do quadro de pandemia que vivemos, que impôs restrições ao trabalho presencial e obrigou a adoção de novos métodos de trabalho e a incorporação de novas tecnologias.

O avanço foi possível, segundo a comissão, em razão do envolvimento, do empenho dos servidores que participaram da elaboração do planejamento estratégico para o período de 2020-2024, especialmente na definição de objetivos, metas de melhoria de performance e de ganhos de produtividade – e que agora são responsáveis pela sua execução. De acordo com a comissão, há um sentido da importância, entre os servidores, da relevância de se analisar e elaborar planos, previamente, para orientar o caminho e os avanços da instituição no passar dos anos.

O presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, ficou satisfeito com os números apresentados, mas ressaltou que “precisamos avançar ainda com mais vigor, atento às mudanças impostas às administrações públicas pelo próprio desenvolvimento econômico e social, pelas novas demandas da sociedade, que exige respostas mais rápidas e eficientes dos organismos públicos”.

O monitoramento constante sobre a execução das ações previstas no planejamento de trabalho da instituição, para ele, é um exercício de autoavaliação importante e que contribui no processo de modernização do TCM. O conselheiro presidente destacou que a administração fez um grande esforço para a incorporação de novas ferramentas tecnológicas aos seus processos de trabalho – iniciativa cujo acerto ficou comprovado ainda mais durante a pandemia da Covid-19, que exigiu longo período de isolamento social.

Mais do que em tecnologia – disse –, o TCM investiu em inteligência, no talento e na dedicação dos seus servidores. “E isto impediu que houvesse qualquer interrupção no cumprimento – de forma tempestiva – de seus deveres de orientar, fiscalizar e, quando necessário, coibir eventuais desvios na aplicação dos recursos públicos por parte dos dirigentes municipais”.

O planejamento estratégico, segundo ele, é fundamental para dar clareza às metas a serem alcançadas pela instituição no decorrer do tempo e instigar a todos – dirigentes e servidores – na busca de ganhos de produtividade, de métodos mais eficientes, de gestão mais qualificada para o cumprimento tempestivo e competente das responsabilidades com a sociedade.

O e-book com o Plano Estratégico do TCM para o período 2020-2024 está disponível para consulta no site do tribunal, no menu INSTITUCIONAL > PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Plano Estratégico TCM/Ba 2020-2024

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]