Notícias

A+
A-

O TCM, na sessão desta quinta-feira, prestou homenagem ao ex-radialista, político e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Antônio França Teixeira, que faleceu, aos 69 anos, com um cinquentenário de relevantes serviços em benefício da sociedade baiana.

18 de julho de 2013

 

A sessão do Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (18/07), foi aberta pelo presidente, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira, prestando uma homenagem ao ex-radialista Antônio França Teixeira, que morreu deixando um grande legado à sociedade baiana, tanto como comunicador que inovou a crônica esportiva quanto deputado eleito em dois mandatos e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cargo em que se aposentou no último mês de março.

O presidente, que teve boa convivência com França Teixeira desde os tempos de radialista, enfatizou a sua importância para o rádio, notadamente o futebol, pois comandou uma resenha que foi líder em todas as emissoras por onde passou. À época, o Conselheiro Paulo Maracajá começou sua atuação como dirigente do EC Bahia, onde chegou ao posto máximo, sempre alvo de memoráveis reportagens. “Foi um inovador da crônica esportiva, usando uma linguagem acessível ao povo, ajudando a revolucionar não apenas a comunicação, mas, também, o próprio futebol da Bahia. Como político e Conselheiro do TCE sequenciou sua brilhante carreira, sempre muito polêmico e participativo”.

O conselheiro Fernando Vita, que veio para Salvador exercer a profissão de jornalista bem ao tempo em que França brilhava no rádio, prestou uma homenagem muito emocionado, lembrando de fatos relevantes das décadas de 60 e 70, quando “ele deu uma nova forma de falar sobre esportes no rádio não só em Salvador e na Bahia, mas, em todo o país.

Vita disse que “França foi quem descobriu o telefone valorizando a comunicação radiofônica”, e que “se ele o fizesse nos tempos atuais com tantas ferramentas modernas, seria um fenômeno muito maior do que foi”. Por fim, pediu que suas palavras fossem transcritas e enviadas à família do homenageado, encerrando, com voz embargada que “eu gostava muito dele”. Com o que concordou todo o Pleno do TCM.

França Teixeira fez muito sucesso inicialmente em programas esportivos no rádio, nos anos 60 e 70, seguramente o mais bem sucedido comunicador baiano de todos os tempos. Logo em seguida, foi para a televisão, quando comandou o programa "Profissão Repórter" na TV Itapoan. Polêmico, foi precursor dos programas populares na Bahia.

Elegeu-se deputado federal pelo PDS, em 1983, e reeleito pelo PMDB, em 1987. Chegou a candidatar-se a prefeito de Salvador em 1989. Assumiu o cargo de Conselheiro do TCE em setembro de 1989. Na Corte, assim como em toda sua vida, foi conhecido pela tomada de posições polêmicas.

 

 

 

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]