Notícias

A+
A-

Prazo de envio de dados do Censo Escolar 2021 termina na segunda

19 de agosto de 2021

Os representantes das escolas e das secretarias municipais de educação têm até a próxima segunda-feira (23/08) para enviar as informações da primeira etapa do Censo Escolar 2021. As informações do Censo Escolar são usadas pelos órgãos de controle externo como base para a realização de auditorias e, posteriormente, na emissão de recomendações ou determinações aos gestores municipais. Além da fiscalização, os dados servem de subsídios para a elaboração de estudos e pesquisas, muitos deles realizados pelo Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico de Educação – CTE-IRB.

O presidente do Comitê, Cezar Miola, destaca que a pesquisa é considerada o principal levantamento sobre a educação básica no Brasil. “Os dados servem de base para o repasse de recursos do Fundeb, pelo FNDE, por exemplo. Ainda, são amplamente utilizados para balizar decisões de políticas públicas na área da educação, bem como para o acompanhamento de sua efetividade”, disse.

Miola também alerta para o cuidado no preenchimento dos dados pelas redes de educação: “A base do Censo Escolar possibilita a análise da situação educacional brasileira, monitorando o seu desenvolvimento e identificando os problemas ainda existentes. Daí a importância de tratarmos da informação com a máxima responsabilidade, permitindo que as evidências sejam apresentadas com fidedignidade e acompanhadas de perto pelos gestores públicos, controle externo e sociedade”.

Após o período de coleta, que se encerra dia 23 de agosto, haverá ainda uma etapa para a confirmação ou retificação das informações declaradas, as quais devem ser revisadas pelos gestores das escolas e das redes de ensino.

https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

20/10/2021
Prefeito de Seabra sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (21/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do...[leia mais]
20/10/2021
Prefeitura de São Domingos tem contas de 2019 aprovadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão desta quinta-feira...[leia mais]
20/10/2021
Contas de Conceição do Almeida são aprovadas
Na sessão desta quinta-feira (21/10), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do Tribunal...[leia mais]
19/10/2021
Contas da Câmara de Itambé são rejeitadas; outras 15 são aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]