Notícias

A+
A-

O prazo inicial foi ampliado pelo fato de ser este o primeiro ano de exigência da informação e para facilitar o processo de adequação dos gestores municipais.

12 de março de 2015

Os prefeitos municipais têm prazo até o dia 31 de março para apresentar ao Tribunal de Contas dos Municípios os dados do exercício financeiro de 2014 com os demonstrativos consolidados de receitas e despesas orçamentárias, dos ingressos e desembolsos extraorçamentários e das Contas do Razão – DCR, conforme exigência estabelecida pela Resolução TCM nº 1.331/2014 aprovada em 18 de dezembro do ano passado. O prazo inicial para a remessa dos dados, que era 31 de janeiro, foi ampliado pelo fato de ser este o primeiro ano de exigência da informação e para facilitar o processo de adequação por parte dos gestores municipais. O último dia de março, como prazo limite, foi escolhido pelo fato de, até esta data, as prefeituras estarem obrigadas por lei a apresentar suas contas às câmaras municipais para serem postas em disponibilidade pública.

Os demonstrativos contábeis exigidos devem ser enviados ao TCM via internet pelo sistema SIGA, utilizando-se formulários eletrônicos disponíveis no “módulo captura”. De acordo com a resolução aprovada pelos conselheiros do tribunal, obrigatoriamente devem ser apresentados o Demonstrativo Consolidado das Receitas Orçamentárias; Demonstrativo Consolidado das Despesas Orçamentárias; Demonstrativo Consolidado dos Ingressos Extraorçamentários; Demonstrativo Consolidado dos Desembolsos Extraorçamentários; e com o Demonstrativo Consolidado das Contas do Razão – DRC, que documenta toda a movimentação financeira e patrimonial das prefeituras.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]