Notícias

A+
A-

Presidente do TCM faz homenagem a Paulo Sérgio Tourinho

23 de novembro de 2018

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, escreveu e publicou no jornal A Tarde, na edição desta sexta-feira (23/11), na página “A3”, de “Opinião”, artigo em homenagem ao grande empreendedor baiano, o empresário Paulo Sérgio Tourinho, que faleceu no último dia 15 de novembro, aos 81 anos. Para o presidente, a Bahia tem a obrigação de prestar digna homenagem ao empresário que nos legou, por exemplo, o Centro Médico e Hospital Aliança, uma referência de qualidade no atendimento médico no Brasil.

Segue a íntegra do artigo assinado pelo conselheiro Francisco Andrade Netto:

 

A Bahia deve a Paulo Sérgio Tourinho

                                    Francisco de Souza Andrade Netto

                                            Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia

A Bahia tem o dever de prestar uma homenagem ao empresário Paulo Sérgio Gonçalves Tourinho, que nos deixou no último dia 15 deste mês. Se não bastasse seu exemplo inspirador como empreendedor e executivo, ímpar para o desenvolvimento e a modernização da Bahia, deve-se reconhecer sua contribuição como filantropo para diversos projetos sociais, ou o presente que deu à Bahia, em 1990, que é um marco na qualidade da assistência hospitalar – o Hospital e Centro Médico Aliança.

Paulo Sérgio Tourinho foi um empreendedor, um executivo de primeiro mundo que cresceu numa Bahia provinciana. Adepto intransigente da meritocracia, selecionava seus auxiliares ente os melhores e os estimulava a se qualificar e se especializar para se tornarem cada vez mais produtivos, competentes e em consequência obterem sucesso.

Visionário e preocupado com a qualidade da assistência médica de referência na Bahia, fundou em 1990 o Hospital Aliança e o Centro Médico Aliança, com a proposta de oferecer um tratamento humanizado a todos os pacientes. Para isto, ao longo de 28 anos à frente da instituição, fazia até mesmo questão de, pessoalmente, vistoriar os jardins em torno das edificações e cobrava melhorias para que estivessem sempre agradáveis ao olhar dos que chegavam aflitos em busca de tratamento de saúde. Seu exemplo, neste sentido, é até hoje referência para médicos, enfermeiros e demais servidores do Hospital Aliança, que priorizam o conforto dos pacient4es e os tratam com carinho reconfortante para a superação da dor e da angústia. Sobre a excelência do hospital, tive oportunidade de ouvir palavras elogiosas do renomado cardiologista Adib Jatene, quando de uma visita que fizemos ao meu familiar, Joãozito Andrade, lá internado em tratamento.

Embora de temperamento forte, era um humanista e grande filantropo. Contribuiu e muito no trabalho da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim, e nunca negou apoio às Obras Sociais de Irmã Dulce – de quem era amigo. Mas exigia, como retorno, boa administração, para que os recursos doados gerassem maior benefícios e os melhores resultados. De Irmã Dulce não duvidava da capacidade administrativa – dizia, revelam alguns amigos – que “acabaria num cargo de gerência no Céu”. Dos Órfãos de São Joaquim, acolhia com bolsas de trabalho jovens para o primeiro emprego.

A Bahia, portanto, perdeu um valoroso empresários, de quem herdou uma grande obra, que é o Hospital Aliança, e que sobreviverá ao tempo. Paulo Sérgio Tourinho imprimiu um marca de rigor e qualidade, sem vaidade, na atenção das instituições a serviço dos mais necessitados. Por isso merece todas as homenagens dos baianos.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

29/11/2021
Ex-prefeito de Mairi sofre representação ao MPE
Na sessão desta terça-feira (30/11), realizada por meio eletrônico, os conselheiros do...[leia mais]
25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]