Notícias

A+
A-

Presidentes do TCM e TCE entregam obras que garantem acessibilidade

22 de dezembro de 2021

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Plínio Carneiro Filho, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gildásio Penedo Filho, plantaram, na manhã desta quarta-feira (22/12), duas mudas de árvores (Cássia Amarela e Pau Brasil) na área verde do estacionamento do edifício-sede, situado no Centro Administrativo da Bahia, para marcar o encerramento das obras que possibilitaram a incorporação de equipamentos que garantem melhor acessibilidade aos visitantes, especialmente àqueles com alguma limitação física. As intervenções, que fazem parte do programa “Tribunal Acessível”, são resultado da parceria entre as duas Cortes de Contas, com o apoio da Superintendência de Patrimônio do Estado da Bahia (Supat).

Além das obras de infraestrutura, que ordenou a área externa e o estacionamento, e trouxe benefícios aos servidores e visitantes – portadores ou não de deficiência locomotora ou com mobilidade reduzida –, também foi refeito todo o paisagismo do ambiente, o que trará, futuramente, maior sombreamento e consequentemente mais conforto para os pedestres que se dirigem ao prédio/sede dos dois tribunais.

 

Com as intervenções, o acesso ao edifício pelo ponto de ônibus ganhou uma rampa com inclinação adequada e piso tátil, facilitando a locomoção das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Também foi promovida a adequação dos passeios no entorno do estacionamento, com a eliminação de eventuais obstáculos. A área externa do prédio passou a contar, ainda, com uma faixa exclusiva de acesso e faixas de pedestres elevadas na portaria principal e no subsolo, todas com piso tátil.

O presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, ressaltou o empenho do tribunal na implantação de equipamentos que permitam uma maior acessibilidade para servidores e visitantes. “A nossa intenção é deixar as instalações do tribunal confortáveis e acessíveis para permitir a todos o pleno exercício da cidadania. Começamos, inclusive, a realizar obras para facilitar o acesso às sedes das nossas 17 Inspetorias Regionais de Controle Externo (IRCE’s), situadas em cidades do interior do Estado”, afirmou o presidente.

Convênio

Os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE) e dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), conselheiros Gildásio Penedo Filho e Plínio Carneiro Filho, assinaram ainda, na manhã de quarta-feira (22/12), o Convênio de Cooperação Técnica entre as duas Cortes de Contas, o qual visa garantir o acesso e a utilização dos serviços, pelos conselheiros e servidores do TCM, da Biblioteca Adhemar Martins Bento Gomes, conforme consta na Cláusula Primeira do Convênio. O documento foi assinado pelos conselheiros-presidentes na Biblioteca do TCE, com a presença da gerente da Gebid, Neuza Adorno Farias.

A Biblioteca Conselheiro Adhemar Bento Gomes, do TCE, foi reinaugurada no dia 24 de agosto de 2021. Completamente equipada e remodelada, dotada de instalações modernas e confortáveis, a nova biblioteca abre suas portas para todos os servidores do estado e também para qualquer cidadão que deseje estudar, pesquisar ou consultar o acervo de 13.630 volumes, entre livros físicos, digitais e digitalizados.

A iniciativa faz parte do projeto “Livro Aberto”, criado pelo TCE com o objetivo de disseminar, para toda a sociedade, o conhecimento da Casa de Contas e Controle nas áreas de direito, administração pública, controle externo, contabilidade, economia, finanças públicas, entre outras.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

23/05/2022
Contas de Candeias e de outros dois municípios são aprovadas
Na sessão desta terça-feira (24/05), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios...[leia mais]
23/05/2022
Contas de Monte Santo são rejeitadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia rejeitaram, na sessão desta...[leia mais]
22/05/2022
Estudo da DAM orienta sobre a fase competitiva da Licitação
Dando continuidade ao estudo da nova Lei de Licitações e Contratos – Lei nº 14.133/2021, a...[leia mais]
19/05/2022
Diretoria do TCM publica nova edição do boletim informativo
A Diretoria de Assistência aos Municípios do TCM publicou, nesta sexta-feira (20/05), uma nova...[leia mais]