Notícias Canto do título

A+
A-

Após a realização de cinco eventos em 2013, será reiniciado, em Ilhéus, no próximo dia 07/02, o segundo ciclo de palestras de orientação e capacitação aos gestores municipais, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB.

6 de fevereiro de 2014

 

O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, reinicia nesta sexta-feira (07/02), em Ilhéus,

 

o seu segundo ciclo de palestras de orientação e capacitação aos gestores municipais, após haver realizado cinco eventos em 2013 (Juazeiro, 29/09; Conquista, 18/10; Barreiras, 04/11; Eunápolis, 06/12 e Jequié, 13/12), auferindo ótimos resultados, junto aos prefeitos, vereadores e técnicos dos municípios baianos.

Idealizada em 2011, com a realização de 13 Encontros Regionais, a nova etapa ainda apresentará mais três outros eventos, neste início de 2014, pois, além de Ilhéus, no dia 07/02, serão contemplados ainda como municípios sedes, Irecê, no dia 21/02 e Alagoinhas, 14/03.

O presidente do Tribunal, Paulo Maracajá Pereira, está convencido que esta é a forma mais direta e eficaz da Corte de Contas contribuir com a boa utilização dos recursos públicos, “pois somos conhecedores das dificuldades dos gestores, que na grande maioria de erros não o cometem por má-fé, mas por desconhecimento da legislação vigente, sempre mais dinâmica e exigente, enquanto seus municípios enfrentam os mais variados problemas”.

Todas as providências já estão sendo tomadas para o Encontro de Ilhéus, que receberá municípios filiados à 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo, com sede em Itabuna, que tem como Inspetor Juliano Santos da Silva. O evento está programado para o Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, à Av. Soares Lopes (Beira-Mar), s/n, com capacidade para 3.800 pessoas.

A abertura do evento, programada para as 08:00h, contará com as palavras do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Paulo Maracajá Pereira e da presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, prefeita de Cardeal da Silva Maria Quitéria Mendes.

Os palestrantes pelo TCM serão o Auditor Substituto de Conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant'Anna, Coordenador da CAM Antônio Dourado Vasconcelos, Assessora Jurídica Maria da Conceição Castellucci e Analista de Controle Vítor Maciel dos Santos.

De forma minuciosa, voltarão a ser debatidos, em quatro palestras (duas pela manhã e duas à tarde), temas que versam sobre Despesas de Pessoal, Prestação de Contas, Licitação, Contratos e Rejeição de Contas, que são os assuntos mais relevantes nas prestações de contas das Prefeituras, Câmaras e autarquias municipais.

Além de Ilhéus e Itabuna, as duas maiores cidades da região do Cacau, que engloba mais de 1,5 milhão de habitantes, estarão presentes gestores de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Iguaí, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

 

 

 

 

 

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

03/07/2022
TCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e Contratos
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através da sua Escola de Contas, vai promover, a...[leia maisTCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e...]
29/06/2022
Contas de 2020 de Camaçari são aprovadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios emitiram parecer no qual recomendam à...[leia maisContas de 2020 de Camaçari são...]
29/06/2022
Contas das Prefeituras de Angical e Cansanção são rejeitadas
Na sessão desta quinta-feira (30/06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios...[leia maisContas das Prefeituras de Angical e Cansanção são...]