Técnicos de todos os tribunais de contas do Brasil participam em São Paulo do curso de treinamento para os integrantes das comissões que ficarão responsáveis pela avaliação e controle de qualidade do programa Marco de Medicação de Desempenho (MMD-TC), criado pela Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil para avaliar o desempenho das Cortes de Contas. Pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia estão presentes no evento, que se prolonga até a próxima sexta-feira (27/05), o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, a diretora da 2ª Diretoria de Controle Externo, Karina Menezes Franco e a auditora estadual de controle externo, Milene Barbosa.
O curso se realiza na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM/SP) e a programação prevê a apresentação de uso do “Sistema Aprimore” – ferramenta tecnológica que amplia o grau de precisão na avaliação do desempenho das Cortes de Contas. A ferramenta foi desenvolvida por técnicos do Tribunal de Contas de Rondônia e permite o acompanhamento, em tempo real, das ações dos órgãos de controle, além de modernizar os processos metodológicos – com a substituição das planilhas de questionários, antes empregadas.
Ao longo do curso serão apresentadas aos participantes as inovações do MMD-TC, como por exemplo, a inclusão de indicadores específicos relacionados aos investimentos realizados pela administração pública para o combate à pandemia da Covid-19. A Fundação Vanzolini, ligada à Universidade de São Paulo, foi responsável pela condução do processo de certificação da ferramenta – a pedido da Atricon.
Participam do evento, ao todo, 198 servidores de tribunais de contas de todo o país, sendo 124 na modalidade presencial e 74 de forma remota. O coordenador-geral do MMD-TC, Carlos Ranna, fez uma apresentação dos objetivos e ganhos para a sociedade com o projeto, que acaba por estimular a produtividade e a efetividade das ações das Cortes de Contas.