Notícias

A+
A-

TCM e UPB promovem curso em Paulo Afonso

13 de agosto de 2015

O Tribunal de Contas dos Municípios, em parceria com a União dos Municípios da Bahia – UPB, promove, hoje a amanhã, em Paulo Afonso, o 2º Encontro Regional de Orientação aos Gestores em 2015. O evento visa orientar os gestores e servidores municipais, qualificar e informar sobre as condições necessárias ao cumprimento de suas tarefas como agentes da administração pública municipal.
O primeiro dia começou com a apresentação sobre os objetivos da recém-criada Escola de Contas do TCM/BA, pelo diretor adjunto Adelmo Gomes Guimarães, seguido de palestra sobre a “Contabilização e Prestação de Contas dos Entes Consorciados”, ministrada pelo auditor e conselheiro substituto, Ronaldo Nascimento de Sant’Anna. Também serão debatidos temas como “Aspectos relevantes na apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal”, com Antônio Vasconcelos Dourado, auditor estadual de controle externo, “Licitações e contratos, principais irregularidades da região, com a coordenação de Hélio Bittencourt Chaves, auditor estadual de controle externo, “Sistema de Controle Interno”, pelo diretor adjunto da Escola de Contas, Adelmo Gomes Guimarães, e “Projeto do processo eletrônico do TCM e atualidades do sistema”, com Francisco de Assis Nunes de Oliveira, auditor estadual de controle externo.
O segundo dia do evento contará com a presença de auditores do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União, membros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado e técnicos do Sebrae, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SAEB e da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Estão programados debates sobre “Lei geral e a aplicação da licitação à micro e pequenas empresas de acordo com o entendimento do TCM/BA”, “Formas de Geração de Trabalho, Emprego e Renda nos Municípios Baianos” e a “Rede de Controle na Bahia e Aspectos Normativos da Transparência Municipal”.
SIGA – A Escola de Contas do TCM/BA concluiu na quarta-feira (12/08) o curso oferecido a servidores da Prefeitura de Salvador, tendo como objetivo a capacitação para instrumentalização do Sistema Integrado de Gestão a Auditória – SIGA, com vistas a aprimorar a cumprimento de remessa dos dados e informações das contas municipais. O evento de capacitação foi um pedido da Secretária Municipal de Gestão – SEMGE e atendeu 80 servidores de todos os órgãos e entidades do executivo municipal de Salvador.

Servidores da Prefeitura de Salvador Capacitados pelo TCM/BA.

Servidores da Prefeitura de Salvador Capacitados pelo TCM/BA.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]