Notícias

A+
A-

A corte de contas promove cursos para aperfeiçoamento do seu quadro funcional no âmbito da contabilidade aplicada ao setor público.

30 de maio de 2014

O Tribunal de Contas dos Municípios, através da Assessoria de Planejamento e Modernização Administrativa – ATP, dando continuidade ao processo de aperfeiçoamento do seu quadro funcional, promoveu ao longo deste primeiro semestre, cursos de capacitação em contabilidade, favorecendo a mais de 70 servidores.

A capacitação foi ministrada pelo analista de Controle Externo do TCM, Vitor Maciel dos Santos, bacharel em Ciências Contábeis, mestre em Contabilidade com ênfase em Gestão Pública, professor titular da Universidade Federal da Bahia e membro do grupo técnico de estudo das normas e procedimentos contábeis aplicadas ao setor público do Conselho Regional da Bahia e da Secretaria do Tesouro Nacional.

O primeiro curso, Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Aspectos Conceituais e Práticos, foi oferecido a cerca de 55 servidores lotados nas coordenadorias de Controle Externo e assessores de gabinetes de conselheiros. O objetivo é capacitar os profissionais quanto às recentes alterações das normas brasileiras de contabilidade voltadas para o setor público, pela necessidade de preparação dos diversos entes da federação para a efetiva elaboração das demonstrações contábeis de acordo com as novas regras a partir do exercício de 2013 e eficientização das análises efetuadas no âmbito das unidades de controle externo do TCM.

O outro curso, intitulado Contabilidade para não contadores, apresentou aos profissionais não contadores os aspectos fundamentais da contabilidade no setor público, bem como os fundamentos e princípios do direito financeiro, além dos normativos editados pela Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Estiveram presentes servidores lotados nos gabinetes de conselheiros, Assessoria Jurídica, Ministério Público de Contas, Superintendência e Diretoria de Informática.

 

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

25/11/2021
Nordeste apresenta índices preocupantes sobre evasão escolar
Estudo sobre a Educação durante a pandemia, evidenciou as desigualdades regionais que...[leia mais]
24/11/2021
Prefeita de Sento Sé sofre representação ao MPE
Na sessão desta quinta-feira (25/11), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
23/11/2021
Webinário analisa estudo sobre “Permanência Escolar na Pandemia”
O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e...[leia mais]
23/11/2021
Câmara de Paulo Afonso e de outros 19 municípios têm contas aprovadas
Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia...[leia mais]