Notícias

A+
A-

TCM promove IV Encontro Técnico de Controle Externo

6 de dezembro de 2021

Auditores estaduais e demais profissionais que compõem o corpo técnico do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e que atuam em todas as regiões do estado irão se reunir na quinta e sexta-feira (dias 9 e10/12) no IV Encontro Técnico de Controle Externo do TCM para uma avaliação do trabalho realizado durante o ano e aprovar o plano de trabalho elaborado para 2022. O simpósio é uma iniciativa da Superintendência de Controle Externo do TCM e de suas diretorias, organizado com o apoio da Escola de Contas e será realizado em Salvador.

Do encontro, que será presidido pelo conselheiro substituto Antônio Emanuel, superintendente de Controle Externo do Tribunal, deverão participar cerca de 70 técnicos servidores do TCM que trabalham em Salvador e nas diversas regiões do estado. Entre eles, todos os chefes das 17 Inspetorias Regionais de Controle Externo, sediadas em cidades do interior do estado; gerências, chefias de divisões, diretorias de controle externo e assessores, além de servidores das demais diretorias do órgão vinculadas ou de apoio à atividade de controle externo.

Segundo o conselheiro substituto Antônio Emanuel, além de uma avaliação do trabalho realizado neste ano atípico, em função da pandemia da Covid-19, o objetivo do encontro é analisar o planejamento já elaborado para o trabalho a ser desenvolvido ao longo do próximo ano e reafirmar prioridades. Além disso, aproveitar a reunião com técnicos que atuam em várias regiões do estado e atuam nas diversas áreas do controle externo para compartilhar experiências e disseminar boas práticas profissionais.

Argumentou que os desafios para o controle externo das administrações e das contas públicas municipais se renovam a cada ano, em função da incorporação de novos métodos e práticas administrativas, assim como em consequência das inovações tecnológicas. “As atividades de controle são dinâmicas e sujeitas às constantes alterações nos procedimentos e práticas de trabalho em decorrência de alterações normativas, legais, novos entendimentos sobre questões-chaves, novas jurisprudências. Por isso precisamos estar atentos, e num processo de constante atualização e qualificação profissional para dar a resposta exigida pela sociedade – cujo protagonismo é crescente – na luta pela correta utilização dos recursos públicos”, observou Antônio Emanuel.

Ele acrescentou que o encontro será essencialmente técnico e com enfoque gerencial. E vai buscar o alinhamento dos procedimentos de controle externo entre as inspetorias regionais, gerências, divisões de controle externo e as diretorias vinculadas à Superintendência de Controle Externo. “Vamos identificar possíveis soluções para problemas comuns nas inspetorias, intercambiar experiências exitosas e aprimorar o processo de comunicação institucional”, afirmou.

O superintendente destacou as metas ambiciosas de ações e resultados que foram estabelecidas no Planejamento Estratégico até o ano de 2024 e as diretrizes de trabalho definidas pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, com o objetivo de aumentar a produtividade e a eficiência do órgão tanto na fiscalização quanto no processo de orientação das gestões municipais, para que elas possam melhorar a qualidade dos serviços que prestam às comunidades municipais da Bahia. O encontro, segundo ele, visa aperfeiçoar ainda mais os instrumentos de ação do TCM em prol da sociedade e ressaltar a sua importância como órgão técnico responsável pelo controle externo.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

20/01/2022
TCM reagenda as datas-limite de inserção de dados no sistema SIGA e do sistema e-TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios informa que, tendo em vista a edição da Resolução...[leia mais]
19/01/2022
TCM retoma contagem dos prazos processuais nesta sexta (21)
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia restabelece, nesta sexta-feira (21/01), a fluência...[leia mais]
13/01/2022
Diretoria do TCM divulga novo estudo sobre a lei de licitações
A Diretoria de Assistência aos Municípios – DAM, do Tribunal de Contas dos Municípios da...[leia mais]
10/01/2022
TCM passa a exigir comprovante de vacinação para acesso às suas dependências
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia passará a exigir, a partir do dia 17 de janeiro, a...[leia mais]