Notícias Canto do título

A+
A-

TCM promove seminário em Jacobina

25 de agosto de 2015

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/08) mais um seminário de orientação para os gestores municipais. Desta vez vai reunir prefeitos, presidentes de câmaras e secretários municipais da região de Jacobina, no centro-norte do estado, com o objetivo de debater temas e disseminar informações que visam melhorar a qualidade da administração e das prestações de contas. Os encontros regionais foram organizados pela Escola de Contas do TCM e tem o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB).

A programação em Jacobina começa na quinta-feira pela manhã com a apresentação sobre a Escola de Contas do TCM, com palestra do seu diretor-adjunto, Adelmo Gomes Guimarães (foto). Depois o auditor e conselheiro-substituto Ronaldo Sant’Ana fará uma exposição sobre a “Contabilização e prestação de contas dos entes consorciados”.

Em seguida, serão realizados dois debates. O primeiro, com a intermediação do auditor de controle externo Antônio Dourado, será sobre “Aspectos relevantes na apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal”, e o segundo sobre um tema da maior relevância para os gestores da região, “Licitações e contratos” , que será conduzido pelo inspetor regional em Jacobina, Rogério de Souza, e que foi identificado como fonte das principais irregularidades anotadas nas prestações de contas dos municípios da região.

À tarde do primeiro dia do seminário o tema proposto para debate, por Leonice Silva de Oliveira – auditora estadual -, será “Sistema de controle interno”, que, de um modo geral, é muito deficiente na maioria dos municípios baianos. Segue-se então, uma apresentação do projeto do processo eletrônico do TCM e atualização do sistema SIGA, que estão sendo implantados e que irão facilitar e tornar mais transparente as prestações de contas dos municípios. A palestra ficará a cargo do auditor estadual Hélio Chaves.

Na sexta-feira o seminário será retomado com três painéis. O primeiro, debaterá “Lei geral e aplicação à micro e pequenas empresas de acordo com o entendimento do TCM”, que envolverá Ivana Miranda, gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae, Maria Eduarda Cunha, coordenadora geral de licitações da Secretaria de Administração da Bahia e Adelmo Gomes Guimarães, diretor-adjunto da Escola de Contas. A mediação será do prefeito do município de Caem, Arnaldo Oliveira Filho.

O segundo vai dicutir “Formas de geração de trabalho, emprego e renda nos municípios baianos”, e reunirá Milton Barbosa, superintendente de economia solidária da Secretaria do Trabalho da Bahia e Ricardo Caribé, assessor do sindicato e da organização de cooperativas da Bahia, com a mediação do prefeito Rui Macedo, de Jacobina.

Por último, o tema será “Rede de controle na Bahia e aspectos normativos da transparência municipal, que terá mediação de Marcus Vinícius, auditor do Tribunal de Contas da União, e a participação de Antonio Argollo Neto, auditor federal da Controladoria Geral da União e Romualdo dos Santos, auditor federal da CGU e coordenador do núcleo de combate e prevenção à corrupção.

O encerramento do encontro será feito pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, presidente da UPB.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

03/07/2022
TCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e Contratos
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, através da sua Escola de Contas, vai promover, a...[leia maisTCM promove capacitação sobre nova Lei de Licitações e...]
29/06/2022
Contas de 2020 de Camaçari são aprovadas
Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios emitiram parecer no qual recomendam à...[leia maisContas de 2020 de Camaçari são...]
29/06/2022
Contas das Prefeituras de Angical e Cansanção são rejeitadas
Na sessão desta quinta-feira (30/06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios...[leia maisContas das Prefeituras de Angical e Cansanção são...]