Notícias Canto do título

A+
A-

Termina hoje prazo para envio das respostas sobre o SIAFIC

29 de junho de 2022

Se encerra nesta quarta-feira (29/06) o prazo para que os controladores internos dos municípios baianos encaminhem ao Tribunal de Contas dos Municípios as respostas ao questionário que permitirá a avaliação do nível de adesão dos municípios baianos ao padrão ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – SIAFIC. A pesquisa tem por objetivo atualizar o diagnóstico realizado ano passado sobre a aderência ao sistema.

O link de acesso ao questionário foi encaminhado para o e-mail dos controladores cadastrados no sistema SIGA ou, na sua ausência, para o do próprio prefeito e deve ser respondido levando em consideração o padrão SIAFIC utilizado.

O formulário de diagnóstico foi produzido pelo Tesouro Nacional e pelos Tribunais de Contas por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. Além de fazer um levantamento da situação dos sistemas dos entes públicos brasileiros, ele será útil para o direcionamento do plano de ação.

O SIAFIC – um software de contabilidade pública – compreende um conjunto de rotinas, processos, procedimentos e requisitos para o funcionamento da Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle dos Entes da Federação. Além de um banco de dados único, o SIAFIC também possui um sistema único, centralizado e compartilhado por todas as entidades de uma mesma unidade federativa, o que permite a uniformização dos dados contábeis.

Assim, de acordo o Decreto Federal nº 10.540, a partir de janeiro de 2023, todas as entidades de um município (prefeitura, câmara e descentralizadas) deverão utilizar o mesmo software de contabilidade, que deverá obedecer ao padrão estabelecido no decreto. Esse software, também por determinação do decreto, será mantido e gerenciado pelo Executivo.

A ação é de grande relevância para o processo de acompanhamento das contas nacionais, vez que a implantação de um sistema único faz com que o processo de consolidação das contas públicas seja facilitado, o que possibilita a geração de informações mais consistentes e fidedignas para a tomada de decisão e avaliação das contas.

Smart News

Acompanhe a Gestão do Seu Município

Agenda

Confira a agenda do Tribunal para cada município. Clique na data destacada.

Últimas Decisões do Pleno


Mais Notícias

04/08/2022
Abertas inscrições para o Prêmio IAF de educação fiscal
A edição 2022 do Prêmio IAF de Educação Fiscal, promovido pelo Instituto dos Auditores Fiscais...[leia maisAbertas inscrições para o Prêmio IAF de educação...]
03/08/2022
Visitas técnicas do MMD-TC começam nesta segunda
As visitas técnicas dos integrantes das comissões de Garantia de Qualidade da Avaliação (CGQA)...[leia maisVisitas técnicas do MMD-TC começam nesta...]
03/08/2022
Corregedoria faz alerta sobre condutas vedadas durante período eleitoral
O conselheiro Fernando Vita, corregedor-geral do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia,...[leia maisCorregedoria faz alerta sobre condutas vedadas durante período...]
03/08/2022
Ex-prefeito de Manoel Vitorino é multado em R$ 15 mil
O ex-prefeito Heleno Viriato de Alencar Vilar, do município de Manoel Vitorino, situado a 380...[leia maisEx-prefeito de Manoel Vitorino é multado em R$ 15...]